FootyForum

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
FootyForum

Um fórum de discussão sobre o desporto-rei


+3
Ricardo17
One82
Fred
7 participantes

    Opções de mercado

    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sex Jun 26, 2009 11:10 pm

    O Benfica na época passada contratou Aimar, Reyes e Suazo (ainda que os últimos sejam por empréstimo, pelo menos para já). Hoje confirma-se que Saviola assinou pelo mesmo clube. Assim, o Benfica parece optar por uma estratégia de mercado que, dentro das suas possibilidades económicas (ou se calhar já nem isso), privilegia jogadores com provas dadas ainda que estejam numa fase descendente da carreira.
    A questão que aqui levanto é sobre se esta será uma boa opção! É uma boa estratégia recuperar estes gigantes adormecidos com provas dadas mas que actualmente se encontram desprezados pelos grandes europeus e podem fazer a diferença em Portugal? Ou seria melhor - um pouco mais à imagem portista, embora o Benfica também o vá fazendo - procurar jogadores jovens, com potencial para crescer, mais baratos e em campeonatos menos competitivos que, possivelmente, mais tarde seriam vendidos aos colossos europeus?

    Pessoalmente não vejo nada errado na estratégia benfiquista, principalmente no caso de Reyes que veio emprestado. Obviamente que também tem os seus riscos e Aimar e Suazo são a prova disso mesmo. O Porto é exímio na busca de novos talentos, mas também falha muito e com isso gasta-se muito dinheiro!
    Na minha opinião, a opção ideal - e vou adequá-la ao caso do meu clube - seria o Porto continuar com o que tem vindo a fazer mas também não esquecer o caixote do lixo dos grandes europeus e recorrer a ele de vez em quando (de forma mais inteligente do que o Benfica tem vindo a fazer). Se pensarmos um pouco de certeza nos lembraremos de imensos grandes jogadores que estão esquecidos por essa Europa fora e que, ao contrário do que se pensa, não teriam um custo assim tão grande para um clube português atendendo às possibilidades de empréstimo, às provas dadas que têm, e aos milhões que os clubes nacionais gastam em jogadores sem provas dadas que descartam época atrás de época... Este não deve ser o caminho prioritário. A actual política de contratações do porto só tem dado bons frutos e deve ser mantida, mas também não deve fechar os olhos à (grande) Europa e se o fizesse de vez em quando talvez tivesse boas surpresas.
    One82
    One82
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 23/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  One82 Sáb Jun 27, 2009 12:51 am

    Na minha opinião o Porto até pode ir buscar jogadores do "caixote do lixo" dos grandes, mas têm que ser jovens que possam ser valorizados e nunca jogadores já feitos.
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sáb Jun 27, 2009 12:52 am

    Porquê? Qual o mal de contratar um jogador com menos de 30 anos se o seu valor não for muito alto?
    One82
    One82
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 23/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  One82 Sáb Jun 27, 2009 12:58 am

    Várias razões, vem desmotivado porque sair de um grande pra um não tão grande, tendo 1 carreira já feita é motivo de desprestigio, vem com 1 salário + alto que 1 jogador + jovem e porque apesar de desportivamente ainda poder render, não pode ser valorizado e essa não é a politica do Porto... se o Benfica pode gastar 20M€ sem vender nada o Porto não pode (Ou não deve) não é sensato faze-lo.
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sáb Jun 27, 2009 1:04 am

    Não me parece que Reyes esteja desmotivado no Benfica nem me parece que Saviola venha para o Benfica desmotivado depois de 2 anos sem jogar. Acho que isso é uma falsa questão... Pelo contrário, até devem vir motivados para relançar a carreira.
    Quanto aos salários, é a diferença entre contratar mais um jogador ou não. Se o Porto em vez de comprar 5 jogadores para acertar 1 investisse esse mesmo dinheiro num jogador de qualidade garantida não ficava a perder de certeza.

    A última questão é para mim absolutamente central! É que o porto tem de deixar de se comportar como uma empresa! tens toda a razão quando dizes que eles não podem ser valorizados. pois não. E depois? É esse o objectivo do clube? Valorizar sucessivamente para depois vender? Eu penso que seja ganhar títulos! É que ultimamente só se pensa em fazer dinheiro, comprar barato para vender caro - muito bem. Mas fazia algum mal investir-se num jogador apenas porque ele é bom? Pela qualidade do futebol que trará à equipa no imediato?
    Esse é um dos pontos em que o Porto falha mais gravemente e uma das razões para não conseguir chegar tão longe na Europa. Está demasiado preso a economicismos, ainda por cima sem necessidade!
    One82
    One82
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 23/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  One82 Sáb Jun 27, 2009 1:07 am

    Pois, do clube não, mas da SAD sim e todos sabemos que o clube é controlado pela SAD.
    O exemplo do Reyes é paradigmatico, já que o Reyes ainda é novo e pode valorizar-se ao contrário de Aimar e Suazo.
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sáb Jun 27, 2009 1:11 am

    Mas todos os clubes têm passivo na SAD. Devemos tentar reduzi-lo mas também não podemos estar sempre presos a esse fantasma.
    E insisto que se queremos reduzir custos temos é que reduzir no número de jogadores contratados que não utilizamos e a quem pagamos salários. E devemos também evitar compras parvas com valores absurdos como o Stepanov e o Bolatti. Não é por contratarmos um bom jogador de vez em quando que o clube vai à falência, principalmente tendo esse investimento maiores probabilidades de retorno desportivo e consequentemente económicas.
    Ricardo17
    Ricardo17
    Tem o sonho de jogar
    Tem o sonho de jogar


    Mensagens : 34
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Ricardo17 Sáb Jun 27, 2009 1:21 am

    Ambos os pontos de vista são plenamente válidos. Mas tenho que concordar mais com o Fred na aposta da qualidade, independentemente de ter 22 ou ter 29.

    A política da contratações é uma espécie de caça nos viveiros: comprá-los novos, desconhecidos e cheios de potencial e vende-los a peso de ouro. Não tem falhado, tirando uns certos caninos do Cissokho.
    Contudo há algo que se tem que prezar: ser criterioso e ser certeiro. O Porto tem claudicado, de um modo estrutural e recorrente ao longo dos últimos anos, em contratar muitos jogadores e ter uma taxa de sucesso muito baixa. Quando acerta, também há que referir, enchemos o cofre como poucos clubes. Mas porque não apostar na qualidade, equilibrada entre experiência e irreverência?
    Confesso que fiquei com um pouco de inveja do universo encarnada pela contratação do Saviola. Penso que seria um jogador diferente do que temos no plantel, não um substituto do Lisandro, na sua iminência de sair, mas porque injectaria novas valências no ataque: criatividade, classe, virtuosismo, enfim um tango argentino de recorte mais fino que Farias ou até que Lisandro. Mas falo neste moldes, que podem ser totalmente contestados, porque sou um apaixonado por avançados assim de drible curto, rápidos, virtuosos e imprevisiveis.
    Penso que será um bom aditivo ao campeonato. Espero que seja mais competitivo o universo dos Ramires e dos Saviolas, do que o pseudo estonteante flop que foram Suazo, Aimar e Reyes (este último nem tanto).
    Para terminar, creio que o Porto deveria fazer uma aposta mais efectiva nas suas camadas jovens, contrabalançado também com contratações meticulosas de jovens a valorizar e jogadores experientes de qualidade (os gigantes adormecidos).
    One82
    One82
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 23/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  One82 Sáb Jun 27, 2009 1:34 am

    O que preferiam um Saviola ou um Hulk? Eu sinceramente prefiro um Hulk. Pela ordem de razões que disse acima da minha preferencia para contratações.
    Quanto a jogadores de renome que tivemos tipo Esnaider, Pizzi, Maric, Ibarra, etc. deram tão bom resultado que eu fiquei vacinado. E outra coisa, se a politica do Porto é assim tão errada e a do Benfica a certa porque razão é o Porto campeão e o Benfica não?
    Sinceramente eu acho que a politica do Porto é a melhor e a que dá melhores resultados no contexto futebolistico que nós temos.
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sáb Jun 27, 2009 1:42 am

    Oh, já estás a deturpar o que eu disse... Eu disse que a do Porto tinha sido excelente e demonstrado grandes resultados. Disse que era a melhor opção, lê com atenção o meu primeiro post e vês isso. Apenas acho que podia ir buscar um jogador "maior" de vez em quando...

    Esnaider e Pizzi não tinham menos de 30 anos, que é o que estou aqui a defender, por isso não vou falar sobre eles... Maric não tinha grandes provas dadas. Ibarra não tinha provas dadas na Europa e o que se pagou por ele foi absurdo, ele nunca valeu tanto. A partir do momento em que se paga demasiado por um jogador é óbvio que as expectativas nunca serão correspondidas.

    É claro que prefiro Hulk (Hulk custa o triplo do Saviola!!!!)! Mas o Porto nem sempre encontra jogadores como o Hulk...
    One82
    One82
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 23/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  One82 Sáb Jun 27, 2009 1:53 am

    O Esnaider tinha 28 anos quando veio para o Porto por isso é comparável ao Saviola.
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Sáb Jun 27, 2009 1:56 am

    Mas veio por empréstimo, quanto muito é comparável ao Suazo :p

    De qualquer forma, não é isso que está em causa... Da mesma maneira que esse falhou também muitas promessas falham: Diego, Luís Fabiano, etc.
    jarviscoca
    jarviscoca
    Administrador da SAD
    Administrador da SAD


    Mensagens : 135
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 37

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  jarviscoca Sáb Jun 27, 2009 2:15 am

    Eu concordo com todos vocês, ao mesmo tempo.

    O que eu acho (e tenho vindo a dizer-vos pessoalmente ao longo dos últimos 2 anos, apesar de soar megalómano) é que está na hora do Porto assumir papel de clube continental e começar a apostar em jogadores de grande qualidade e já feitos, que não sejam tão caros assim. Qualquer um dos nomes que dei num outro tópico seriam válidos, do Huntelaar ao Trochowski, passando pelo Di Vaio. E meus amigos, não me lixem, que se o Colónia ou o Sunderland conseguem atrair grandes jogadores, então um quarto-finalista/oitavo-finalista sucessivo da Champions também o consegue, assim o queira.

    O mal do Porto será, talvez, que sempre que apostou em jogadores com algum estatuto feito (diego, luís fabiano, pizzi, etc) eles falharam e bem scratch
    Nando
    Nando
    Tem o sonho de jogar
    Tem o sonho de jogar


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Nando Ter Jun 30, 2009 1:13 am

    A melhor política de contratações é do Benfica. É a mais saudável para o futebol, a que mais riqueza espalha pelos outros clubes.
    Gongoneri
    Gongoneri
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Gongoneri Ter Jun 30, 2009 1:21 am

    Nando escreveu:A melhor política de contratações é do Benfica. É a mais saudável para o futebol, a que mais riqueza espalha pelos outros clubes.

    Uma politica verdadeiramente democratica, da hipoteses as otras ekipas de ganharem lol Razz

    Eu sinceramente acho que a melhor politica é a do Porto, desde que nao levada ao exagero..espero k rapidamente desviem a atencao dos argentinos porque acertamos em meia duzia mas a meia duzia seguinte devia ter ficado la...e tambem nos aconteceu isso com brasileiros...

    Axo k o ideal seria, pa alem destes jogadores "desconhecidos" seria apostarem em jogadores de sucesso no campeonato nacional (que estamos agora a fazer) e em jogadores de campeonatos de qualidade um pouco inferior ao nosso.

    Ou seja, os k os grandes clubes europeus costumam fazer...
    Nando
    Nando
    Tem o sonho de jogar
    Tem o sonho de jogar


    Mensagens : 28
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Nando Ter Jun 30, 2009 1:23 am

    Gongoneri escreveu:
    Nando escreveu:A melhor política de contratações é do Benfica. É a mais saudável para o futebol, a que mais riqueza espalha pelos outros clubes.

    Axo k o ideal seria, pa alem destes jogadores "desconhecidos" seria apostarem em jogadores de sucesso no campeonato nacional (que estamos agora a fazer) e em jogadores de campeonatos de qualidade um pouco inferior ao nosso.

    Ou seja, os k os grandes clubes europeus costumam fazer...

    Há campeonatos de qualidade inferior ao nosso?
    Gongoneri
    Gongoneri
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Gongoneri Ter Jun 30, 2009 1:35 am

    O belga por exemplo...se bem k e perigoso para as camadas jovens
    Gongoneri
    Gongoneri
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Gongoneri Ter Jun 30, 2009 4:48 am

    Se bem que axo k a opçao de emprestimos dos clubes grandes europeus nao era de colocar aparte, se possivel com opçao de compra...

    Quanto ao passivo da sad, axo k finalmente s estao a livrar dos jogadores excedentarios, e axo k isso e o mais acertado pa "cubrir os buracos"
    jarviscoca
    jarviscoca
    Administrador da SAD
    Administrador da SAD


    Mensagens : 135
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 37

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  jarviscoca Ter Jun 30, 2009 6:22 pm

    Gongoneri escreveu:Se bem que axo k a opçao de emprestimos dos clubes grandes europeus nao era de colocar aparte, se possivel com opçao de compra...

    É, eu concordo inteiramente com isto e já o expressei aí noutro post. O Porto podia muito bem conseguir jogadores de calibre internacional. Se o Benfica conseguiu o Suazo e o Reyes por empréstimo, não vejo porque não há-de o Porto conseguir jogadores de igual estatuto, até porque jogamos na Liga dos Campeões e tal...
    Gongoneri
    Gongoneri
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 64
    Data de inscrição : 30/06/2009

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Gongoneri Ter Jun 30, 2009 11:14 pm

    Exacto, ha bons jogadores "encostados" em grandes clubes...
    jorge lima
    jorge lima
    Treina com a equipa principal
    Treina com a equipa principal


    Mensagens : 60
    Data de inscrição : 25/06/2009

    Opções de mercado Empty politiquices

    Mensagem  jorge lima Qua Jul 01, 2009 6:45 pm

    para mim a melhor politica de contratações é de sempre do clube que ganha. portanto, será a do porto, embora perceba bem a politica do benfica. pode dizer-se com as devidas diferenças que sera uma politica de contratação de grandes craques à moda do real madrid, talvez do agrado da maior parte dos adeptos, e numa fase inicial, quer queiram quer não, causa alguma azia a adeptos rivais. Depois veremos o resultado, e claro está a esperança encarnada comanda a vida, lol

    abraços
    Fred
    Fred
    Faz parte do plantel
    Faz parte do plantel


    Mensagens : 103
    Data de inscrição : 23/06/2009
    Idade : 35

    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Fred Qua Jul 01, 2009 10:21 pm

    Acho redutor analisar a política de contratações dum clube apenas pelo sucesso desportivo do clube. Muitos outros factores podem estar inerentes ao sucesso do clube e a política de contratações nem ser o que mais contribui para o seu sucesso e nem ser a mais indicada...

    Conteúdo patrocinado


    Opções de mercado Empty Re: Opções de mercado

    Mensagem  Conteúdo patrocinado

      Tópicos semelhantes

      -

      Data/hora atual: Seg maio 20, 2024 12:08 am